VERSÃO PARA DESKTOP

4:3

VERSÃO PARA NOTEBOOK

16:9

 

CARVALHO

    

    O carvalho é uma árvore de grande porte, longeva (chega a atingir mil anos de idade) e nativa do hemisfério norte. O carvalho é a árvore símbolo da França, da Alemanha, dos EUA e da Inglaterra.
    O carvalho é símbolo de força e resistência, pois é uma árvore imponente e de grande longevidade, pois, quanto mais ele se sujeita às intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes se arraigam ao solo a cada tempestade, seu tronco se revigora, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula.
    Antigamente, a Europa era coberta por florestas de carvalho, porém o avanço da ocupação humana sobre as florestas para criar pastos, plantações e cidades diminuiu muito a quantidade de carvalhos no continente.
    Os frutos do carvalho são chamados de bolotas, glandes ou landes e são compostos de uma espécie de castanha envolvida parcialmente por uma membrana, criando um formato bem característico. Seus frutos são consumidos por uma fauna variada: esquilos, gralhas, roedores, javalis, porcos etc. Alguns desses animais, como os esquilos e as gralhas, costumam armazenar bolotas em esconderijos para serem consumidas posteriormente, o que é útil para a dispersão da planta, pois parte das bolotas armazenadas acaba por germinar num local longe da planta-mãe.

 

     

www.000webhost.com